Campanhas
Guardiões dos momentos felizes.
O endomarketing se refere a um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização, ou seja, seus colaboradores. O objetivo é promover a valorização, motivação, engajamento e alinhamento dos funcionários com a cultura, os valores e os objetivos da empresa.
O endomarketing reconhece a importância dos colaboradores como parte fundamental do sucesso da organização. Quando os funcionários se sentem valorizados, informados e motivados, eles tendem a desempenhar melhor, permanecer na empresa por mais tempo e se tornar defensores da marca, tanto internamente quanto externamente.
DESAFIO
A Novopé é uma das maiores empresas e marcas de calçados infantis do Brasil. Admirada pelos seus clientes, sejam eles consumidores ou lojistas, a empresa já consolidou o seu espaço no mercado e segue em expansão. Trazer esta consolidação e este sentimento de pertencimento aos funcionários da empresa, internalizados ao propósito da marca, para criar um ambiente de trabalho cada vez melhor, onde todos se sintam bem, mais produtivos, colaborativos e responsáveis foi um grande desafio e honra para a Escape.
ESTRATÉGIA
Foi realizado um trabalho de pesquisa onde foram mapeados os públicos internos, entendendo o ambiente de trabalho e as características de cada um, como por exemplo, quais são as suas dores, medos e desejos.
Cada setor tem suas peculiaridades, suas rotinas e seus desafios. Após conhecer mais sobre os públicos, pode-se mapear e definir a jornada de cada um, compreendendo os pontos de contato com a marca e os seus impactos nas etapas de Atração, Onboarding e Engajamento.
Para cada etapa foram pensadas ferramentas de comunicação e calendários de ações, iniciando por um evento de lançamento marcante da campanha com os funcionários da Novopé.
O trabalho também contemplou uma análise sobre como o segmento calçadista trabalha sob a perspectiva do Endomarketing e quais as ações que são tendência e estão se destacando na gestão de recursos humanos das empresas. A parceria do setor de Recursos Humanos junto ao Marketing da Novopé foi fundamental para o sucesso do trabalho.
POSICIONAMENTO CRIATIVO
A partir do propósito da Novopé, “Transformar pequenos passos em grandes momentos de felicidade.” identificamos que os funcionários da empresa são e precisam ser aqueles que zelarão pelos momentos felizes. Pois iniciam por eles a produção, administração e venda dos produtos que proporcionam momentos felizes juntos das crianças quando usam Novopé.
Para dar mais entonação a questão de zelar, os intitulamos de Guardiões, ou seja, os Guardiões dos Momentos Felizes. À identidade criou-se um selo, com estética de escudo e personas foram adicionadas, seguindo uma estética de super-heróis, representando vários perfis de funcionários, desde a produção, administrativo até os representantes comerciais.
Todo o visual foi pensado em fácil aplicação de seus elementos para se encaixarem nas diversas ações e materiais de Endomarketing que a empresa poderá e precisará criar.
Propósito dos Guardiões dos Momentos Felizes
Através da gestão humanizada e comunicação interna eficiente, tornar o propósito da Novopé realizável internamente para que ele seja vivenciado no dia a dia e se mantenha percebido por todos os funcionários. Os lembrando de suas conexões (responsabilidade e valor) para com os seus colegas, terceiros e consumidores finais. Criando assim um ambiente de trabalho cada vez melhor para que todos se sintam bem, mais produtivos, colaborativos e responsáveis.
Fale com a gente
Se você procura uma agência que acredita na combinação entre metodologia, tecnologia e criatividade, com foco em resultado, você está no lugar certo.
Conte com a Escape para construir estratégias e ações capazes de levar o seu negócio para o próximo nível.